Essa última semana foi incrivelmente reveladora em termos da necessidade imediata de novas formas mais sustentáveis de vida. Além da morte do ícone do século XX e XXI, Steve Jobs, cujo legado foi o de criar produtos eletrônicos mais acessíveis e de fácil manuseio para a população. Tivemos aqui no Brasil, a destruição da marca Toddynho e a incrível odisséia, em São Paulo, do vazamento de gás metano no Shopping Center Norte e imediações. Um vazamento causado no duto da Petrobrás no trecho de Itaguaquecetuba que poderia ter repetido o acidente tenebroso de Vila Socó em 1984.
No mais, graças a um médico carioca Alexandre Carvalho, pudemos saber um pouco sobre os protestos anticrise em Nova York, na quarta semana de protestos. Virou notícia.
Imagino essa “agilidade” da mídia brasileira aplicada nas coberturas dos acontecimentos ligados ao futebol ou aos preparativos para Copa...Não ia ser demais? Esperar só quatro semanas para saber o resultado de um jogo do campeonato brasileiro?
Pois é, mas mudanças na forma de fazer política e na forma de priorizar as necessidades de 99%da população mundial em termos de trabalho, saúde e renda, não são importantes. A Copa e as Olimpíadas são mais importantes...
Não temos mais problemas sociais no Brasil, temos saúde e educação de qualidade para todos e benefícios, como a Bolsa Família, a Bolsa Verde, o Seguro desemprego, substituindo a ocupação laboral de nossa população. “Estamos com tudo e não estamos prosas” como dizia o ditado e a mídia atualmente.
Farpas à parte, nós devemos contextualizar todos os fatos para refletir sobre nossas necessidades de mudanças concretas no nosso modo de pensar e viver nesse planeta enquanto sociedade:Toddynho.

Como assim? Analisando todas as reportagens entre 30.09.11 e 07.10.11 publicadas na Folha de São Paulo, parabéns à ANVISA que depois, somente depois, que crianças começaram a apresentar lesões graves ela imediatamente tomou providências no RGS, contudo recomendou a inspeção "preventiva" da fábrica em São Paulo onde constatou que havia “apenas” detergente no produto.
Um produto destinado às crianças. Para as NOSSAS crianças.
Reflita comigo, em nome do lucro é justo que eu ponha em risco a vida dos filhos de alguém?
Quando se produz algo para alimentar as pessoas não se deveria ter a ética, a decência se preocupar primeiro com o bem estar de quem consome o produto e depois com as possíveis perdas de produção?
Tem hora que eu me pergunto se os filhos dos que trabalham diretamente na produção de alimentos, consomem esses mesmos produtos.
Um bom indicador seria convocar as famílias dos gestores dessas indústrias para testar os produtos antes destes serem inseridos no mercado. Será que topariam a experiência?
Será que tomariam mais cuidado no processo de produção ou continuariam a produzir mais em nome do lucro?
Vazamento no Duto da Petrobrás.
Imagine que se o incêndio não fosse controlado pelas autoridades competentes poderíamos ter o evento: Vila Socó II. Se realmente uma quadrilha ou indivíduo for responsável por esse crime, a pena será igual aquela destinada às grandes corporações quando cometem crimes ambientais?
Shopping Center Norte e as áreas de risco na Grande São Paulo.
Quanto ao perigo de explosão do Shopping Center Norte motivo de sua interdição e possível fechamento, nas palavras da acionista Yara Baumgart, em entrevista ao Estado de São Paulo, em 06/10/11, “uma irresponsabilidade” já que tanto o metro, a rodoviária e o Cingapura também foram construídos numa área de lixão.
Então fico a pensar: Se numa área de lixão há emissão de gases altamente inflamáveis, nos projetos de ocupação não deveria haver algum tipo de prevenção ambiental ou reaproveitamento desses mesmos gases para suprimento energético das edificações lá instaladas? Em 27 anos ninguém nunca se preocupou com isso? Porque só agora? Agora temos uma lei, 13.577de 2009, que determina as diretrizes e procedimentos para áreas contaminadas. Agora a CETESB (Companhia Ambiental de São Paulo) tem “bala na agulha”, pelo menos em teoria, para exigir das indústrias que trabalham com solventes o mesmo procedimento já adotado para os postos de gasolina.
No mapeamento das oito áreas de contaminação crítica na Grande São Paulo, duas áreas contaminadas por aterros com exceção do Center Norte, são destinadas as COHAB’s de Vila Nova Cachoeirinha(construída em 1986) e Heliópolis (construída entre 1988 e 1992). No caso da área de Heliópolis ainda se constroem habitações para populações de baixa renda, como as 827 novas unidades da CDHU previstas em convênio firmado pelo governo do estado e prefeitura no último dia 15/06/11.
Os mais maldosos pensarão com certeza que o governo ignorou as providências necessárias e já contorna os possíveis problemas de vazamento de gases nessas áreas que são e ainda serão habitadas pela população mais pobre. Será que devemos concordar com esse pensamento maldoso? Só o fato de existir a possibilidade de questionamento me dá frio na espinha. Afinal, A CETESB faz o trabalho de monitoramento de áreas de contaminação desde 2002 e segunda ela “só conhece pequena parte das áreas contaminadas”.
A morte prematura de Steve Jobs.
Sua vida de empreendedor e empresário no ramo eletrônico lhe rendeu bem mais do que uma substanciosa fortuna pessoal, fama e sucesso. Rendeu também uma demonstração devota que o colocaria na categoria de Venerável se houvesse a possibilidade de sua candidatura à santidade.
O quê ele representa em termos de ícone, ou melhor, de referência para os bilhões de pessoas que vivem nesse planeta hoje? Essa é uma pergunta que não quer calar. Essa devoção poderia coroar o êxito de uma ideologia de mais de cem anos que nos trouxe até esse momento de crise? Se ele não morresse e nem estivesse doente apoiaria o protesto americano? Como a Apple trata as questões do e-waste proveniente de seus produtos? Será que jogar a responsabilidade do descarte no colo do consumidor depois de milhões de dólares investidos em campanhas de marketing para forçá-lo a troca compulsiva de aparelhos é correto?
Com todas essas questões para pensar, me despeço e desejo a todos um bom feriado! Feliz dia das crianças!!!