Hoje é o dia MUNDIAL DA ÁGUA. Um recurso perene, mas finito. Tudo bem, e porque se preocupar com água se é só abrir a torneira?
Enfim, não são só os dois litros e meio, em média, que cada um dos sete bilhões de habitantes consomem diariamente. Para produzir cada quilograma de grãos são necessários 1.500 litros de água. Para garantir a picanha do churrasco são 15.000 litros por quilo. Na última década o consumo de água cresceu muito porque a população cresceu e tem fome.
E como minimizar isso? O que podemos fazer? Simples: lembrarmos que 30% daquilo que comemos vira lixo. Dá para acabar com o desperdício? Sim, basta comprar apenas aquilo que você tem a certeza que vai consumir sem sobras. Mesma coisa na hora de fazer o prato, ponha nele apenas o que você irá consumir.
Outra coisa fundamental recomendada pela ONU: diminua o consumo de carnes. Como? Bem, aí é com você e a sua necessidade de aparecer para os amigos, parentes e vizinhos. Proteína é necessária, mas não na quantidade que muitos de nós consomem até para ostentar o “Eu sou próspero porque posso comer carne todos os dias!”. Atualmente essa “prosperidade” anda sendo sinônimo de ignorância de “pobre emergente”.
Essa “prosperidade” também pode provocar Osteoporose, Sobrecarga Renal, Doenças cardiovasculares, Câncer (por conta dos hormônios injetados) e a carne ainda é depressora do sistema imunológico. Seu médico, com certeza, ficará rico com a sua “prospera” dieta...
Nutricionalmente falando existem outras fontes de proteína vegetal. No mais, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade de proteína que o organismo necessita é de 0,8g por kg de peso para os adultos e 1g por kg de peso para as crianças. Por exemplo, um adulto de 70Kg necessita de 56g de proteína diariamente.
A recomendação é que as proteínas forneçam 10 a 12% do valor energético total da dieta. Por exemplo, numa dieta de 2000 calorias, apenas 200 deveriam ser fornecidas pelas proteínas.
Mas afinal, onde estão as proteínas de origem vegetal?
Isso é bem mais simples do que muitos imaginam. Na verdade, todos os grãos e sementes são boas fontes de proteína vegetal.
As principais fontes são:
- Leguminosas (Feijões, Soja, Lentilha, Ervilha, Grão-de-bico, Fava, Tremoço)
- Castanhas (do Pará, de Caju, Amêndoas, Avelãs, Amendoim, Nozes, Pistache)
- Sementes (Gergelim, Linhaça, Semente de Girassol, Semente de Abóbora)
- Cereais (Arroz, Aveia, Milho, Trigo, Centeio e derivados)
Algumas combinações, garantem os nutricionistas, são ricas em aminoácidos(os tijolos que compõem as proteínas) e podem ser elaboradas em receitas sofisticadas para que o próspero emergente não perca o glamour:
Exemplo dessas combinações:
Arroz com Feijão
Arroz com Castanhas
Milho com Ervilha
Assado com castanhas (caçarola de vegetais e legumes)
Assado com soja (caçarola de vegetais e legumes)
Leite de castanhas com aveia
Arroz com Feijão
Arroz com Castanhas
Milho com Ervilha
Assado com castanhas (caçarola de vegetais e legumes)
Assado com soja (caçarola de vegetais e legumes)
Leite de castanhas com aveia
Tudo bem, não precisa radicalizar e virar vegetariano convicto, nem a ONU recomenda tal radicalismo, apenas tente cortar pela metade o seu consumo diário de carnes. Diminuindo o lixo proveniente das suas refeições e comendo meio bife estaremos ajudando o planeta, nossos filhos, nossos netos e nós mesmos. Esse é o compromisso que devemos assumir para 2012. Feliz dia da água. Redefina o uso dela em sua vida diária.
O Planeta e as gerações futuras agradecem.
Faça o teste, e veja quantos litros de água são necessários para compor o seu prato de cada dia:
Quanta água existe em seu prato - Inglês:
Quanta água existe em seu prato? - Espanhol