Fazendo um mundo melhor.

Esse blog foi uma iniciativa surgida a partir de uma página criada há alguns meses no Facebook. Os textos e links disponíveis interagem com os posts na página "Criando Sustentabilidade".
A proposta do blog é contribuir para uma legitimação e execução de ações sustentáveis individual e coletivamente.
Tentaremos informar, educar e esclarecer alguns pontos sempre obscuros nesse tema.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dez formas de reduzir sua pegada ambiental

Escolha produtos apresentados em  embalagens pequenas e, sempre que possível, compre recargas: reduzirá a produção de 
resíduos e o consumo de energia.
Poupe energia. Apague as luzes e desligue os electrodomésticos e os carregadores quando não está usando. 
Pense antes de comprar. Jogar fora alimentos é um desperdício de energia, de recursos e de dinheiro. Compre apenas aquilo de que necessita e verifique o prazo de validade.
Verifique o rótulo. O rótulo ecológico da União Europeia, reconhecível pelo seu logótipo que representa uma flor, identifica a maior parte dos produtos e serviços compatíveis com o ambiente, de tintas a parques de campismo. Antes de comprar produtos eléctricos ou electrónicos, verifique o rótulo energético da União Europeia, que indica o seu consumo de energia.
Faça férias ecológicas. Cada vez mais operadores turísticos oferecem opções mais sustentáveis, quer porque reduzem o impacto do alojamento ou da deslocação, quer porque o ajudam a desempenhar um papel positivo na melhoria do ambiente.
Seja sazonal. Compre e consuma os frutos e produtos hortícolas da época, produzidos localmente. 
Deste modo, evita o consumo de energia e de recursos necessário para os transportar por longas distâncias ou para os produzir de forma intensiva em estufas.
Coma menos carne. A produção de carne consome muito mais recursos e tem maior impacto ambiental do que a de outros produtos alimentares; assim, retirar um pouco de carne do seu regime alimentar pode fazer a diferença. 
Mude para a electricidade ecológica. Existem hoje, na maior parte dos países, empresas energéticas que podem fornecer-lhe electricidade obtida a partir de fontes renováveis para a sua casa ou para a sua empresa. Se quiser ir mais longe, pode gerar a sua própria electricidade com uma turbina eólica ou, em sua casa, com painéis solares ou células fotovoltaicas. Muitas autoridades locais oferecem incentivos financeiros à «microgeração».
Utilize alternativas ao automóvel. Contribua para a redução dos congestionamentos de tráfego e da poluição atmosférica provocada pelo transporte rodoviário andando de transportes públicos, de bicicleta ou a pé.
Esteja atento ao seu consumo de água. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes; se o fizer estará desperdiçando um recurso precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário